O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) abriu nesta semana o processo seletivo para preenchimento de quase 3,5 mil vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos. As oportunidades são para os 10 campi da instituição em Rondônia.
As inscrições devem ser feitas de forma online pelo site do Ifro até o dia 15 de dezembro. O candidato deve ter em mãos RG, CPF e histórico escolar do ensino médio ou fundamental, dependendo da modalidade de curso pretendida.
Técnicos integrados
Estão disponíveis 1,8 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio. As oportunidades são para o ensino presencial e estão divididas em 9 campi do estado. Os candidatos devem ter sido aprovados no ensino fundamental, sem dependências.
Segundo o Ifro, esse será o primeiro ano que o campus Porto Velho Zona Norte vai ofertar cursos técnicos integrados, sendo as vagas para Técnico em Administração e Técnico em Informática.
Técnicos subsequentes
Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio foram disponibilizadas 280 vagas em cinco unidades do Ifro, incluindo oportunidades para o ensino presencial e a distância.
Os candidatos devem ter concluído o ensino médio. A seleção é realizada por meio da média geral do histórico escolar, incluindo a conclusão por ensino médio regular, provão, Encceja ou Enem.
Estão disponíveis vagas para:
- Guajará-Mirim – Técnico em Enfermagem
- Jaru – Técnico em Administração EaD
- Porto Velho Calama – Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Porto Velho Zona Norte – Técnico em Administração e
- São Miguel do Guaporé – Técnico em Administração.
Cursos de Graduação
Já para os cursos de graduação foram disponibilizadas quase 1,4 mil vagas para todas as 10 unidades do Ifro, incluindo opções de tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Para as três opções é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio.
Será usado para a seleção a média geral das notas do ensino médio. Para se matricular em cursos com a opção de modalidade de ensino a distância, o candidato deve residir no município onde o campus fica localizado.
- Por G1RO