Um momento muito aguardado e significativo na vida desses profissionais e a deputada federal Cristiane Lopes – União Brasil, fez questão de estar presente na cerimônia de entrega de certificados e habilitações aos alunos do curso de formação de aquaviários, (Marinheiro Fluvial de Convés e de Máquinas). Uma parceria entre a Marinha do Brasil, Escola do Legislativo e o gabinete da deputada.
O evento, realizado no auditório da Escola do Legislativo de Porto Velho, reuniu formandos, familiares, autoridades e profissionais do ramo para celebrar essa importante conquista na vida dos graduados. Cristiane Lopes ressaltou a importância de o curso poder auxiliar aquaviários fluvial de convés e máquinas e sua relevância para o desenvolvimento do setor.
“Quero enfatizar a dedicação e o esforço dos formandos ao longo do processo de aprendizagem, encorajando-os a continuarem buscando o aprimoramento constante em suas carreiras. A área aquaviária requer constante atualização e aprimoramento, sendo essencial que os profissionais estejam sempre em busca de novos conhecimentos e qualificações”, frisou.
O curso é fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil, Escola do Legislativo e o gabinete da deputada federal Cristiane Lopes, que contou com a presença do Comandante da Capitania Fluvial de Porto Velho, Capitão de Fragata, Matheus de Athaydes Firmino, do diretor geral da Escola do Legislativo Alexandre Silva e Tiago Tezzari, ex-diretor da Escola.
O diretor geral da Escola do Legislativo, Alexandre Silva, explicou que foi um momento esperado e marcante para todos os formandos e agradeceu a iniciativa da parceria entre a deputada e a Marinha do Brasil. “Obrigado deputada pelo apoio ao curso, pois isso demonstra seu compromisso com a formação de profissionais qualificados para o setor naval”.
Em seguida, os formandos foram chamados ao palco para receberem seus certificados e habilitações das mãos do Capitão de Fragata, Matheus de Athaydes Firmino. “A partir de agora todos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento do setor naval”, destacou o comandante da Marinha do Brasil.
Raimundo Lopes, morador do Lago do Cuniã – RO comemorou a conquista da habilitação. “A motivação é melhorar nosso trabalho e conseguir a carteira. Agora temos nossa habilitação, além do conhecimento em segurança e estamos assim, mais qualificados. Veio para somar porque aprendemos tanto na teoria quanto na prática e melhoramos nossas aptidões ao trabalho”, comemorou.
A deputada enfatizou que a entrega desses documentos marca o começo de uma jornada profissional repleta de oportunidades para os formandos. “Com o certificado e as habilitações em mãos, os formandos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho e buscar oportunidades de emprego em empresas de navegação fluvial, portos, terminais fluviais, entre outros segmentos relacionados ao transporte aquaviário”, concluiu.