Ao longo de cinco meses, 88 mulheres artesãs de Porto Velho iniciarão uma jornada de aprendizado, na qual terão acesso a conhecimentos fundamentais para transformar suas habilidades artesanais em fonte de renda.
As vagas serão preenchidas através de uma seleção das artesãs inscritas que desejam empreender.
O projeto oferecerá também uma série de cinco transmissões ao vivo, com intérprete de libras e legendagem, abordando temas como gestão de negócios, design de produtos e estratégias de marketing digital para artesãs.
O artesanato brasileiro mostra-se cada vez mais fortalecido
movimentando em torno de R$ 100 bilhões por ano – cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Atualmente, o país tem cerca de 8,5 milhões de produtores artesanais, sendo a maioria constituída de mulheres que vivem diretamente da própria produção.
Além das transmissões e aulas online, será concedida uma bolsa de estudos durante todo o período do curso para garantir que todas as alunas tenham igualdade de oportunidades. Essa iniciativa visa remover as barreiras financeiras que impedem muitas vezes o acesso ao desenvolvimento profissional.
As 9 artesãs de Porto Velho mais preparadas da turma terão a oportunidade de receber um capital semente de R$1.000,00 cada, por meio de um edital e banca de avaliação, proporcionando recursos adicionais para investirem em seus negócios.
Focada em fortalecer este setor, a iniciativa é um projeto da Rede Asta, organização social que há 18 anos apoia microempreendedoras do feito à mão em todo o Brasil, com patrocínio do Grupo Energisa – que oferece um ecossistema de soluções energéticas inovadoras e sustentáveis – e BRK – uma das maiores empresas privadas do Brasil no setor de prestação de serviços de água e de esgoto -, via Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
“Este projeto representa uma oportunidade de capacitação e um compromisso com o fortalecimento da autonomia econômica e social das mulheres artesãs brasileiras. Estamos empolgados em fazer parte dessa jornada e testemunhar o impacto positivo que terá em suas vidas e comunidades.” – Alice Freitas, co-fundadora da Rede Asta.
O curso tem previsão de início em 06/2024 e término em 11/2024. Terão prioridade as artesãs moradoras dos bairros de Jardim Santana, Juscelino Kubitschek, Mariana, Orgulho do Madeira e Rosalina de Carvalho.
As inscrições estão abertas até o dia 14/06/2024 neste link:
https://pt.surveymonkey.com/r/Energisa_BRK-Inscricao
Sobre a BRK
A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil. Nossos serviços beneficiam milhões de pessoas em todas as regiões do país e acreditamos no potencial inovador da parceria entre poder público e iniciativa privada.
Atuam na gestão dos serviços de água e esgoto, construindo soluções de desenvolvimento sustentável onde estamos presentes e políticas de gestão corporativa seguindo nosso propósito e compromisso ESG. Nossa responsabilidade é transformar o bom serviço em bem-estar para todos.
Sobre o Grupo Energisa
O grupo atua nos seguintes segmentos:
Distribuição de energia elétrica: A Companhia controla 9 distribuidoras localizadas nos Estados de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Acre e Rondônia, com uma área de concessão que atinge 2.035 mil Km2, equivalentes a 24% do território nacional. Atende cerca de 8,5 milhões de consumidores.
Serviços: A (re)energisa é a marca do grupo responsável pela gestão e comercialização de energia e de gás no mercado livre, prestação de serviços de valor agregado e geração distribuída de fontes renováveis, com capacidade instalada de 321,5 MWp no 3T23 e 82 plantas.
Transmissão de energia: Esse segmento totaliza 12 concessões de transmissão, dos quais 8 ativos operacionais e 4 em construção, com aproximadamente 3.118 km de linhas de transmissão e 14.604 MVA de capacidade de transformação.
Geração solar centralizada: Duas usinas fotovoltaicas totalizando 70 MWp, energia totalmente comercializada no mercado livre.
Distribuição de gás natural: O Grupo Energisa concluiu a aquisição da ES Gás em julho de 2023, concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, e atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 80 mil unidades consumidoras.
Biogás: Em agosto de 2023, o Grupo Energisa adquiriu a AGRIC, empresa de compostagem de resíduos orgânicos industriais para produção de biofertilizante e será produtora de biogás e biometano.
Sobre a Rede Asta
Fundada em 2005, a organização sem fins lucrativos foca seu trabalho em ações que possam melhorar a vida das pessoas e das comunidades. Suas áreas de atuação são os nano e pequenos negócios, a geração de renda e fortalecimento da economia dos territórios. Também atua pela sustentabilidade do planeta por meio do reaproveitamento de resíduos como matérias-primas dos produtos feitos por nano empreendedores, especialmente mulheres. Para saber mais sobre outros programas da Rede Asta, acesse redeasta.com.br.