Cientistas chineses dizem ter descoberto a cura da diabetes em um novo artigo

Cientistas chineses anunciaram um avanço significativo no tratamento da diabetes, ao relatarem a cura de um paciente por meio de um transplante experimental de células-tronco. O procedimento, realizado no Hospital Shanghai Changzheng, envolveu a reprogramação de células do próprio paciente para reconstruir as ilhotas pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina.

Após o transplante, o paciente, que convivia com a doença há 25 anos, permaneceu 33 meses sem a necessidade de insulina, conforme divulgado em uma prestigiada revista científica. A técnica inovadora utilizou células mononucleares do sangue do paciente, reprogramadas em laboratório para se tornarem células-tronco pluripotentes.

Essas células foram então diferenciadas em ilhotas pancreáticas artificiais e transplantadas, restaurando a capacidade do corpo de produzir insulina naturalmente. O sucesso do procedimento representa o primeiro caso documentado de cura da diabetes tipo 2 por meio de transplante autólogo de ilhotas derivadas de células-tronco.

Fonte:Revista Nature