Neste sábado (18), um importante evento de saúde marcou a vida dos moradores de São Miguel do Guaporé. Uma ação social, intermediada pelo deputado Ismael Crispin e executada pelo Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que trouxe diversos serviços médicos e multiprofissionais especializados à região da 429. Segundo o parlamentar, esta iniciativa visa reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar atendimentos mais rápidos e eficientes à população local.
Durante o evento, o deputado Ismael Crispin expressou seu contentamento e gratidão pela realização da ação social. Ele destacou o empenho do governador Coronel Marcos Rocha, e agradeceu o secretário de Estado de Saúde, Coronel Jefferson, e sua equipe. Crispin também reconheceu a contribuição de sua equipe de Porto Velho e dos colaboradores e vereadores Edimar Crispin, Alemão e Remy Cardoso de São Miguel do Guaporé.
Crispin enfatizou a importância do evento, ressaltando como ele elimina a necessidade de viagens longas até Porto Velho para consultas e tratamentos especializados. “Esse é um trabalho, que eu considero de suma importância. Nós evitamos aqui uma viagem daqui a Porto Velho, um dia, dois dias, às vezes três, para um atendimento, uma consulta especializada. E o governo tem se sensibilizado. Nós temos tido a oportunidade de ter essa aproximação e conseguir o convencimento. Gostaríamos de fazer muito mais, mas tenho certeza que o que vai ser feito aqui hoje será de grande importância para os moradores da região”, pontuou.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Coronel Jefferson, complementou as declarações do deputado, enfatizando o alcance da ação. “Essa região aqui hoje está recebendo três equipes, da Sesau. Então, essa equipe que está aqui, o nosso barco está na região de Costa Marques, São Francisco, e tem mais uma equipe por terra e esperamos atender cerca de 700 pessoas”, disse.
O secretário também abordou a ampliação dos serviços de saúde, como o credenciamento de empresas para cirurgias eletivas e exames de imagem, ressaltando os esforços para descentralizar o atendimento e minimizar o sofrimento dos pacientes.
Por fim, Ismael destacou que a ação em São Miguel do Guaporé é um exemplo de colaboração e comprometimento para com a saúde pública. “Representa não apenas um alívio imediato para muitos que dependem do SUS, mas também um investimento na melhoria contínua da infraestrutura de saúde na região”, finalizou.