Na tarde desta segunda-feira (04), o deputado Ismael Crispin (MDB) marcou presença em Ji-Paraná para prestigiar o lançamento do Projeto Acelera OSC. Esta iniciativa, fruto de uma parceria com o Instituto Evolução Coworking e liderada pelo presidente Liomar Carvalho, promete ser um divisor de águas na capacitação e assessoria das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do município.
O projeto, com duração de seis meses, tem como foco principal prestar serviços de capacitação, assessoria e treinamento para 50 pessoas diretamente envolvidas em organizações da sociedade civil inscritas em algum conselho de direito. Além disso, impactará indiretamente cerca de 4.570 pessoas atendidas nas organizações contempladas, incluindo 26 instituições de Ji-Paraná ligadas a diversas áreas como saúde, educação, lazer, atendimento a idosos, crianças, adolescentes, cultura, esporte e prevenção ao uso de drogas.
Em sua fala, Crispin reconheceu o papel crucial do terceiro setor na sociedade, enfatizando a necessidade de capacitação profissional e independência das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). “Não somos os coitadinhos, mas fazemos uma peregrinação pedindo socorro para que a instituições permaneçam vivas e de pé,” disse o deputado.
Ismael chamou a atenção para o que denominou de “política da libertação”, explicando como as OSCs muitas vezes se encontram presas a segmentos políticos e mandatários, tornando-se dependentes de recursos externos.
“Tínhamos a dúvida, se as instituições só poderiam acessar recursos através das emendas parlamentares e fizemos um levantamento, e descobrimos que existiam outras formas de ajudar o terceiro setor e trabalhamos o projeto “Mais Recursos por outros caminhos”, pontuou o deputado.
Na ocasião, Lindomar destacou o terceiro setor como um dos principais agentes de mudança social. “O terceiro setor, composto por organizações sociais privadas sem fins lucrativos, é fundamental na nossa luta por direitos e no exercício da cidadania, contribuindo significativamente para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade,” afirmou Lindomar.
Segundo Liomar, o Projeto Acelera OSC não apenas visa investigar, mas também atender às necessidades administrativas dessas organizações, focando no desenvolvimento de grupos que apoiam uma variedade de segmentos da população, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Na ocasião, o deputado também agradeceu ao governo do Estado de Rondônia pelo apoio ao projeto e destacou o papel do Instituto Evolução, presidido por Liomar Carvalho, na realização deste evento tão importante.
“Muito obrigado, Liomar, muito obrigado ao Instituto Evolução, nosso agradecimento ao governo do Estado de Rondônia, ao governador Marcos Rocha, nosso secretário da SEDEC e vice-governador Sérgio Gonçalves. Continuamos assim, cuidando e trabalhando arduamente, comprometidos e com grande responsabilidade para transformar a realidade da nossa sociedade”, finalizou.