Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho deu início, nesta quinta-feira (2), à execução do programa “Operação Cidade Limpa”, que visa promover melhorias na infraestrutura urbana da cidade, especialmente na prevenção de alagações. A iniciativa cumpre uma das principais promessas de campanha do prefeito eleito Léo Moraes, que destacou o compromisso com intervenções nas áreas mais afetadas por enchentes.
O projeto, liderado pela Prefeitura, conta com a colaboração de várias secretarias municipais, como a Secretaria Geral de Governo (SGG), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), entre outras. O objetivo é implementar ações contínuas ao longo do ano, com maior intensidade entre os meses de janeiro e abril, período mais crítico devido às chuvas.
Entre as ações da “Operação Cidade Limpa” estão:
Recolhimento de lixo e entulhos das calçadas, ruas e espaços públicos;
Desobstrução de bueiros e bocas de lobo, permitindo o melhor escoamento das águas pluviais.
Limpeza e ampliação da capacidade de canais de drenagem, como os canais Tancredo, Penal, Pantanal e Tanques, além dos igarapés Santa Bárbara, Grande e Bate Estacas;Mobilização social e participação popular
A Prefeitura reforça que o envolvimento da população será fundamental para o sucesso do programa. “A Operação Cidade Limpa é uma iniciativa que visa beneficiar toda a cidade, mas precisamos da colaboração de todos para manter os espaços limpos e evitar descartes irregulares.
Além de combater as alagações, o programa busca promover uma cidade mais organizada e sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. A ação é vista como um marco na gestão atual, que aposta na integração entre órgãos públicos e sociedade para alcançar resultados mais efetivos.
A “Operação Cidade Limpa” seguirá em andamento ao longo do ano, com ações planejadas e monitoradas para garantir o cumprimento das metas estabelecidas pela Prefeitura.