+

    Porto Velho amplia atendimento noturno em unidades de saúde para reduzir demanda nas UPAs

    A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou na última quinta-feira (6) o atendimento noturno em duas unidades básicas de saúde: Osvaldo Piana e Hamilton Gondim. O serviço, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 19h à meia-noite, tem como principal objetivo reduzir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), oferecendo assistência médica e de enfermagem para casos de menor urgência.

    A iniciativa é voltada especialmente para pacientes classificados como “verdes” no protocolo de triagem, ou seja, aqueles que não apresentam urgência imediata. Durante o horário estendido, serão oferecidas consultas médicas e de enfermagem, distribuição de medicamentos e outros serviços essenciais da atenção básica. Além disso, na unidade Osvaldo Piana, também haverá atendimento odontológico.

    Maior acesso à saúde para a população

    O atendimento noturno estará disponível tanto para pacientes que procurarem as unidades espontaneamente quanto para aqueles encaminhados pelas UPAs com casos de menor gravidade, como dores leves, vômitos, diarreia, pequenos cortes, entorses e cólicas renais.

    O prefeito Léo Moraes destacou a importância dessa ampliação no horário de funcionamento das unidades básicas de saúde. “Agora temos unidades na zona Sul e na zona Leste preparadas com equipamentos, medicamentos e profissionais para atender a população nesse horário, quando muitas vezes há necessidade de um atendimento rápido. É uma iniciativa inédita, que conseguimos implantar em pouco tempo e que certamente trará mais tranquilidade à população, reduzindo a falta de assistência médica que enfrentamos nos últimos anos”, afirmou.

    Léo Moraes destaca que a medida é uma estratégia para melhorar a qualidade do atendimento à população. Foto: Wesley Pontes

    Além de oferecer um serviço essencial à população, essa medida inovadora busca reorganizar a rede municipal de saúde, garantindo que os casos de baixa complexidade sejam atendidos na atenção primária, contribuindo para a redução da superlotação nas UPAs e diminuindo o tempo de espera por atendimento.

    Maria Francisca de Souza aprovou a iniciativa da Prefeitura. Fotos: Wesley Pontes

    Para o secretário da Semusa, Jaime Gazola, essa mudança atende a um pedido antigo da comunidade. “A população há tempos solicitava unidades básicas com horário ampliado, especialmente nos momentos em que as UPAs ficam sobrecarregadas. Essas unidades vão permitir que pessoas com casos menos urgentes tenham uma alternativa mais próxima, ajudando a desafogar os serviços de pronto atendimento”, explicou.

    A dona de casa Maria Francisca de Souza, moradora do bairro Três Marias, foi atendida na unidade Hamilton Gondim e aprovou a novidade. “Foi uma surpresa muito boa. Quando a gente precisa de atendimento à noite e vai até a UPA, sempre está lotado e demora muito. Agora, com essa unidade aberta até mais tarde, fica mais fácil e rápido conseguir atendimento”, relatou.

    Informações sobre o serviço

    Unidade de Saúde Hamilton Raulino Gondim
    ???? Endereço: Avenida José Amador dos Reis, s/n, bairro Tancredo Neves
    ???? Horário de atendimento: 7h à meia-noite

    Unidade de Saúde Osvaldo Piana
    ???? Endereço: Avenida Campos Sales, 858, bairro Areal
    ???? Horário de atendimento: 7h à meia-noite

    Comente pelo Facebook
    image_pdfSALVE EM PDFimage_printIMPRIMA ESSA NOTÍCIA
    Compartilhe

    Últimas Notícias

    Veja Mais