O poder de quem detém a caneta é soberano, depois de meses de instabilidade na relação na tarde dessa segunda – feira pegando todos de surpresa quando saiu o no diário oficial a exoneração de Júnior Gonçalves.
Há meses essa situação já era especulada, e muito comentada sobre esse afastamento entre o governador e chefe da Casa Civil, Júnior começou a procurar aliados para garantir sua permanência até que Rocha decidiu por fim nessa situação.
Com seu discurso de Coach motivacional sobre lealdade, sobre integridade, rolava uma lágrima aqui outra ali, o ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves se despediu dos servidores, chorando de emoção e deixando um discurso pronto sobre princípios e hora.
Mas achamos que ele também está sofrendo de amnésia porque nesses últimos três meses ele esqueceu dessa parte dos princípios e honra, pra ficar no seu lugar.
Hoje ele sai chorando e metade do povo político comemora, principalmente aqueles que Júnior não deu oportunidade alguma, ou que se fosse algo ele manda tirar.
Parece que a troca na Casa Civil do governo de Rondônia já era esperada há alguns meses, mas só agora foi oficializada. Júnior Gonçalves, que ocupou o cargo por mais de seis anos – um período incomum para uma posição de tanta influência –, deixa o posto com elogios, apesar do esfriamento na relação com o governador Marcos Rocha.
O nome mais cotado para assumir a função é Elias Rezende, um aliado de longa data do governador e atual secretário de Obras. Ele chega respaldado por um grupo por ser próximo ao núcleo do governo, incluindo figuras como Davi Inácio (Sepat) e Sandro Rocha (irmão do governador e diretor do Detran).
Ao Júnior foi ofertado e recusado a direção da Junta Comercial (Jucer) e, ao que tudo indica, retornará ao setor privado. Esse tipo de mudança na cúpula do governo pode sinalizar ajustes estratégicos para os próximos desafios da administração estadual.
Agora, resta ver se será Elias Rezende que conduzirá a Casa Civil e se essa mudança, trarão novos rumos para a gestão.
Alguma expectativa sobre essa troca?
O governador operou sua vista e pelo jeito está enxergando muito bem as pessoas que estão ao seu redor , não é qualquer homem que aguentaria o que o Coronel Marcos Rocha está aguentando a cerca dos últimos três meses, mas enfim ele mostrou que quem manda é ele, a caneta é dele, e o governo é dele!