A representante legal no Brasil do TikTok afirma que o influenciador digital Hitalo José Santos Silva, foi notificado 144 vezes por infrações aos termos de uso da plataforma, como segurança de menores; nud*z e atividades sexua*s de adultos; bully*ng e assédi*; e, por fim, por conteúdo relacionado a suicid*o, autolesã* e transtornos alimentares.
Essas notificações ocorreram entre dezembro de 2022 e fevereiro e fevereiro de 2023, segundo documentos obtidos pela coluna. Nesse periodo, a conta do influenciador chegou a ser desativada alguma vez, o que levou o paraíbano a processar o TikTok após colecionar o sétimo banimento.
Em uma semana, por exemplo, ele teve a conta desativa quatro vezes pela rede social. No processo, que a coluna teve acesso, Hytalo alegou que ele teve
“banimento inesperado” e, por isso, pediu indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil.
Hytalo Santos ostentava mais de 22 milhões de seguidores e o título de primeiro brasileiro a alcançar 1 bilhão de curtidas na plataforma, viu sua carreira digital ser drasticamente afetada em 1° de março de 2023, quando sua conta foi banida permanentemente.