No Brasil foram pouco mais de 700 mil mortes no em três anos, e quase 7 milhões de óbitos em todo mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de anuncia que a pandemia do coronavírus deixa de ser uma emergência global.
Informa ainda que, como há riscos de novas variantes surgirem, a doença segue sendo monitorada de perto. Ainda assim, trata-se de um momento de alívio, e que certamente entrará para a história.
DECISÃO:
A decisão veio após uma reunião com o Comitê de Emergência para a Covid-19, quando foram analisados os números de internações em UTI e mortes. Esses índices estão em franca queda no planeta.
Em nota, a OMS afirma que “há evidências da redução dos riscos à saúde humana impulsionados principalmente pela alta imunidade da população”. Essa proteção tem a ver com a vacinação, a própria infecção ou ambas as situações.
Segundo o site InfoMoney, o anúncio da OMS é feito quatro dias após o governo americano anunciar que acabará com a exigência de vacinação contra a Covid-19 para viajantes estrangeiros e funcionários federais. A medida começa a valer na próxima quinta-feira (11), mesmo dia em que termina o período de emergência de saúde pública do vírus no país.
País que oficialmente foi o mais afetado pelo novo coronavírus (com mais de 1,1 milhão de mortes mais de 100 milhões de casos confirmados), os EUA agora entendem que estão em um momento diferente da pandemia, com a queda no número de mortes e de internações.